sábado, janeiro 07, 2006

O que eles realmente querem dizer

Todos sabem que o Orkut se presta às mais impensadas bizarrices. Poderia discorrer um texto inteiro falando sobre o próprio Orkut, com seus méritos e deméritos, mas algo me chamou mais a atenção e virou tema por si só.

É do conhecimento de todos a profusão descontrolada de comunidades, bem como os seus mais variados e esdrúxulos temas - que vão de marcas de pasta de dente a subespécies de orangotangos asiáticos. No entanto, todas essas comunidades que dissertam sobre temas concretos têm algo a acrescentar àqueles que por elas se interessam: você pode aprender, por exemplo, que orangotangos da Indonésia gostam mais da cor laranja do que seus primos do sul da Índia. Na minha opinião essas comunidades são úteis, oferecem alguma informação - mesmo que pouco qualificada e duvidosa.

Mas o que realmente me motivou a escrever não é esse tipo de comunidade. Estou falando das comunidades que não oferecem nada de concreto, aquelas que se prestam unicamente a qualificar seus membros, por exemplo: "Tenho medo de gurias laranjas" (2572 membros), ou ainda "Eu amo minha cadela" (159 membros). Essas comunidades não acrescentam em absolutamente nada, não oferecem informação em nenhum nível, as discussões se desenrolam de maneira débil - não há o que ser discutido, funcionam apenas como "rótulo".

Há ainda um subgrupo dentro desse tipo de comunidade - e aí está a categoria mais curiosa - que é a das comunidades que rotulam dizendo algo, mas que na verdade querem dizer outra coisa. Por exempo:

"Eu sou pra casar" (510410 membros) - A grande maioria das integrantes dessa comunidade nem ao menos cogita a hipótese do casamento. A intenção das membras é indiretamente dizer a quem possa interessar que: Não! Elas não dão no primeiro encontro. Não! Elas não namoram você, se você for xinelão. Em suma, é uma variante moderninha do que antigamente seria chamado de "Eu sou menina de família".

"Grêmio y Boca – Hermanos Azules" (9679 membros)- Os desinformados poderiam pensar que se trata de uma comunidade composta por torcedores dos dois clubes, que se uniram para relembrar alegremente dos tempos em que conquistavam títulos com ajuda mútua. Ledo engano. Se existe algum argentino na comunidade, ele foi naturalizado brasileiro e, além disso, Grêmio, Boca e suas respectivas torcidas nunca se encontraram na história do futebol recente. O verdadeiro nome da comunidade deveria ser: "Gremistas que idolatram o Boca Jrs", ou então "Boca, continue ganhando do Inter, por favor".

"Eu sou foda" (130909 membros) – Sem comentários. Deveria se chamar " Eu tenho a maior necessidade de auto-afirmação". Amigo, se você é mesmo foda, guarde pra você.

"Sou legal, não to te dando mole" (579219 membros) – O título da comunidade é bem direto. De fato, muitas garotas entram na comunidade para alertar algum cara (geralmente bem específico) que elas não sabem dizer não, não querem ser grosseiras. Mas, misturadas entre elas está uma parcela perigosa do universo feminino: a das mulheres que gostam de fazer você de otário. Para essas, a comunidade funciona apenas como subterfúgio. Elas são capazes de fazer você acreditar que realmente estão interessadas em você, pelo simples esporte de poder esnobá-lo quando você se declarar. Cuidado, para essas, o nome deveria ser: "Gosto de tirar homem pra palhaço".

"Eu odeio Bush" (192942 membros)- Eu não quero aqui dar uma de advogado do diabo, pessoalmente também não concordo em muitos pontos do governo Bush, mas não há como negar que hoje ele é um alvo fácil até para um garoto de oito anos. A real intenção da comunidade é dizer: "Eu acho que eu tenho o mínimo de consciência política".

"Todas as mulheres são lindas" (8018 membros) - Das duas uma: ou você é mulher e é feia, ou você é um cara que não se importa em pegar mulheres feias. Não há mais nada a ser dito sobre essa comunidade.

"Eu odeio gente burra" (211923 membros) - A função dessa comunidade é comunicar que, em algum nível, você é mais inteligente do que alguém no planeta. E só. Sim, porque até hoje não nasceu ninguém que realmente gostasse de gente burra tendo plena consciência disso. O mesmo se aplica às comunidades do tipo: "Eu odeio gente falsa", "Eu odeio gente lerda", "Eu amo os meus amigos". Realmente interessante seriam as comunidades: "Eu amo gente falsa", "Eu adoro gente lerda" e "Eu odeio meus amigos". Essas eu iria dar uma olhada nos tópicos.

Essas são as que eu lembro. Se alguém lembrar de mais alguma, por favor, utilize os comentários.

Há de se ressaltar que não vejo nada de errado em participar de comunidades como essas, eu mesmo participo - por exemplo: "Eu sou prolixo" 88 membros (tire suas próprias conclusões.. hehehe). O que eu vejo de errado são as pessoas que realmente levam elas a sério. Aliás, quase nada no orkut deve ser levado a sério. Melhor ainda, quase nada do que vem do caldão pop-cult-info-hightech deve ser levado a sério...

..só o nosso blog.

Comments:
Eduardo Delamare, só tu mesmo. Gostei, bem engraçado.

Estou esperando comentários do Jardel sobre algumas comunidades serem realmente úteis e fonte de informação, mas eu concordo com isso, principalmente as comunidades sobre viagem.

Não sei em que categoria se encaixam algumas comunidades. Esta, por exemplo, da qual sou integrante, "Eu abro geladeira para pensar"... Deve ser daquela para qualificar seus membros mesmo, né? E pra ar risada da própria cara..

Temos as comunidades saudosistas, todas as que servem para lembrar as coisas dos anos 80, 70, 60, 50...

As que servem para desabafar e outras para saber que tem gente que faz tanta besteira quanto tu, como "Meu passado me condena", "Se arrependimento matasse"...

Temos as comunidades para encontrarmos quem já encontramos pelas ruas. Eu poderia estar nas seguintes comunidades: "Planeta Terra" > "América do Sul" > "Brasil" > "RS" > "Canoas" > "Igara" > "Rua dos Girassóis" > "Eu moro na minha casa".
Isso ainda sem me localizar em Canoas leste ou oeste.

Beijos!
 
Só para constar: O Renato, nosso colega do CCAA, é um uotário tipo eu! Ele fez o teste, mas não teve coragem de dizer que era parecido comigo! Que amigos tenho, hein...
 
Bela explanação, pura verdade. O ponto central da questão, na minha opinião, é o fato de, inúteis ou não, as comunidades e os profiles escancaram a frieza média dos relacionamentos modernos. Aquilo que eu disse, certa vez, sobre o Orkut dispensar contatos reais (ou coisa assim) baseia-se nisso.

E não é exclusividade ou particularidade do Orkut - apenas ele atingiu o maior sucesso.

O ICQ, por exemplo, dispensou que eu conhecesse meus colegas de redação em um antigo trabalho meu. Era questão de alguns metros, às vezes o colega do lado, mas o padrão eram conversinhas on-line. Absolutamente deprimente.

E acho também que as comunidades, especificamente, são tristes subterfúgios para uma sociabilidade perdida. Na boa, eu sinceramente não consigo encontrar utilidade real e efetiva em quase nenhuma comunidade - e no Orkut em geral.

Modernices...

Grande abraço a todos.
 
Ta embaixo dos arquivos, as usual...

Sim! Stop! Sábado! Ou quinta! Depois das 22h!

Beijos!
 
vocês estão todos na praia.....

buáaaaaaaaa...

ou vocês morreram......

Buáaaaaaaaaaaa....

Daniiiiiii!!!
Juliaaaaaaaanoooooo!!!
Duardooooooo!!!
Veriiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

Ahhhhhhhhhhh!!!

Férias!!!!! Por favor!!!!
Alguém me empresta as férias!!!!!!
 
Carooooolll... não te desespera! Respira, o importante é respirar!

Eu ando morrendo seguidamente nestes dias de simulacro do inferno em Porto Alegre. Não tenho férias também.

Mas é interessantíssimo o teu comentário aí de cima. No verão sempre me sinto mais ou menos como tu escreveste. Algo como uma solidão indireta, se é que me entendem... Não? Tudo bem, nem eu.

Eu odeio o verão e o calor. Odeio mesmo. Do fundo do coração.

Beijo e abraços.
 
Putz, que bela frase, hein, meu caríssimo Eduardo! A última do comentário anterior.

Eu, de fato, estou um tanto atarefado até o início da semana que vem. Depois, sou parceiro certo prum Stop ou qualquer coisa do gênero.

Abraços solidários.

Eu odeio o verão e o calor! Já disse isso?
 
Carol e Eduardo: a primeira, conheço a poucos meses; o segundo me irrita com umas insinuações liberais; ambos colorados... mas sabe o quê?

Vou sentir saudades de vocês.
 
Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Eu também vou sentir saudades!!!!!!!!!!!!

Que bom que estão vivos...
Me tranquilizei um pouco também quando vi o Eduardo no ccaa.

Então isso que eu tô sentindo é solidão? Ou poderia ser? Ou seria se não fosse outra coisa?
Ai.. que bom... gosto de dar nomes às coisas.

Beijos confusos, após uma sessão de Waking life. Comentários em breve, assim que eu conseguir pensar alguma coisa.
 
E falando sobre despedidas, ai vai o que o cara do carro-barco ou barco-carro falou:

"The idea is to remain in a state of constant departure while always arriving".
 
Não li os comentários acima; possivelmente eu vá escrever aqui algo que já foi palavreado.
Comunidades etiquetas (que são aquelas cuja unica função é classificar seus membros, mesmo que de uma forma diferente da que eles supõe -hehehe) podem também ser fonte... de risada! Já ri muitas vezes tal qual uma debilóide em frente ao computador: "Mistérios de Santa Cruz do Sul", "Faça um feio feliz" e "Tenho medo de gurias laranjas" são garantias de "hihihi"s.

Edu, tu esqueceu a mais melhor de todas de todos os tempos (analisada sob minha ótica totalmente parcial): "Quem me critica é porque tem inveja" e afins. Primeiro, vc pensa, "humm... então esta pessoa é bastante criticada e... criticável". Depois percebe que a pessoa, ao contrário do que a comunidade pressupõe, tem bastante dificuldade em aceitar críticas, e prefere subestimá-las como "comentários invejosos" (assim fica um pouco mais fácil digerir). E, pior, precisa gritar ao mundo que não se sente incomodada com a opinião alheia, como se toda crítica fosse uma afronta ou motivada por ciúmes. E, pior do pior (!!!), transforma algo que poderia ter serventia em alimento barato para o "ego".

Titititti
 
heheheheh.. gostei das boas vindas...

e tem também as comunidades "piada interna", que são as comunidades que nossos amigos criam e que só os amigos entendem: "Vianna é muito mais Jesus", "Sem nariz", e por ai vai...
 
Que honra ser o décimo quarto (e intruso) elemento desta bela confraria de idéias e malucos. As infinitas tardes que permaneço no estágio jamais serão as mesmas.
A propósito, who are you?! Só sei (mais ou menos) sobre o Edu!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?