domingo, agosto 21, 2005

A direita me dá nojo

Todos nós temos cá os nossos problemas. Cada um com os seus, dizia grande amigo meu. Alguns problemas podem ser socializados, mesmo que de forma íntima, entre os mais chegados. Outros requerem uma preocupação solitária, e resolução idem.

Mas existem problemas que transcendem a esfera pessoal. É a coletivização do problema. Nos diversos campos profissionais da vida esse fato ganha maior relevância, e explico: se um médico, por negligência ou mesmo absoluta incompetência, esquecer no interior da caixa toráxica de seu paciente o bisturi, sua luva, as chaves, ou talvez o cartão de crédito, teremos aí um problema inadmissível, improvável e já não mais exclusivo. Assim é em todos os ofícios e em todas as funções. As ações próprias e seus reflexos alheios.

Em respeito a todas as profissões, desde já afirmo que em muito posso me enganar, mas tenho clara a noção de que o maior efeito coletivizante de problemas é produzido por jornalistas. Parece-me lógico. A difusão das informações está nas mãos dessa gente - na qual, saliente-se, estou incluído. Ocorre-me ainda que, a despeito de falhas intrínsecas à condição humana, o jornalista pode pura e simplesmente manipular a informação, distorcê-la, alterar a sua ordem e verdade factual, alienar, moldá-la, mudá-la. Mentir. Pode e, hoje em dia, mente-se sistematicamente. E, vejam, falo de forma generalizante. As notícias são formadoras de uma subjetividade, insiste comigo o velho mestre. A manipulação impede qualquer formação intelectual merecedora de crédito. É o irreal, e sobre o que não existe - ou existe de forma bastante diferente - é o que se discute e se forma opinião, que só poderia resultar distorcida.

A revista Época de 15 de agosto último traz como conteúdo dito exclusivo fatos relacionados à aliança PT-PL a partir de declarações do presidente do (vejam só) Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. Dito exclusivo porque CartaCapital já noticiara o mesmo enredo há três anos. Eu disse três anos. O acordo entre os partidos nada carregava de ilícito, mas na atual conjuntura pode servir. Motivo do requentamento? Lenha na fogueira. Pelo sangue de Lula, do PT e de qualquer forma de governo de esquerda (pretensamente, que seja) em nosso país. Mentiras. A serviço de algo, alguém. Simbolicamente, a direita. Não sou tolo, estou resumindo.

Estamos todos entre amigos neste blog. Meu caro Daniel, em referência a um passado ideológico comprometedor deste que escreve, nomeou-me, respeitoso: "Tu era um merdinha", se me permitem a expressão, que sequer é minha. Tinha razão. A reviravolta é motivo para textos e mais textos, talvez não nesse espaço. Mas posso afirmar hoje que, por esses e outros tantos, tantos motivos, a direita me dá nojo. E fico cá a assistir, impotente, o definhamento do bom-senso, ouvindo balelas liberais e mentiras, muitas mentiras.

E fico cá a sentir um pesar horrendo e triste ao ver outros tantos amigos do lado de lá do senso de justiça. Vejo-os na margem direita, está claro...

Comments:
por algumas nuances do teu texto, me lembrei do filme Violação de privacidade..
manipulação, ética...

beijo!

ah.. gostei dos beijos generalizados!
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Bom, eu não me lembro de ter te chamado de "merdinha"! Hehe! Mas não é muito o meu estilo!

Acho que o senso geral é o do que as pessoas escutam, e com basse nisso raciocinam. Se a Época "requentou" ou não, vá lá, mas a ordem natural das coisas, acho, não se altera.

Infelizmente, tenho que dar razão a um desses próceres horrorosos da direita, quando disse que "ou o Lula era corrupto, ou um completo idiota".

Não saber o que os "cogovernantes" dele faziam, nesse nível de intromissão, quase que o inviabiliza como Presidente: ou pela desonestidade, ou pela burrice. E olha que, tu sabes, nunca votei em outra sigla que não o PT.

Abraços.

P.S: uma vez, o pai teve um processo no qual o médico tinha deixado um pedaço de gaze dentro da barriga de uma mulher!
 
Caríssimo, chamou e não deves te envergonhar. Participaste da tal reviravolta. E, sim, minha opinião é de que o Lula é burro. Burrísimo. E espero, e por isso deduzo, que teu pai tenha tomado a decisão correta.

Abraço a todos.
 
Teu texto me deu muitas idéias pra um próximo. Aguardem

Abraços
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?