quinta-feira, julho 28, 2005

Quer ser feliz? Aliene-se.

Claro! Não é a idéia perfeita? Quem é o gênio aí da modernidade que seria capaz de me dizer que é possível ser feliz só com as coisas simples e corriqueiras da vida capitalista? Casamento, família, dinheiro? Sim, se se tem essas coisas, aí se é inteiramente feliz - mas basta acresecentar a isso uma determinante: não ler jornal, não ver TV, não ouvir rádio.

Sinceramente: a verdade é que a fome da África, as guerras do Oriente Médio e a terrível miséria latino-americana passaram e passam quase que incólumes por gerações e gerações de bons cidadãos de classe média. Existem grandes, belíssimas exceções, que engrandecem a raça humana, mas no fundo eu acho que nós acabamos dizendo "que horror", "que absurdo", fazendo um "tsc-tsc", mas não acabamos agredidos no fundo da nossa consciência com as atrocidades cometidas aqui na minha esquina, na tua esquina, nas nossas esquinas.

Não me digam que "ah, mas nós não pagamos nossos impostos?". Nada seria mais "classe média" do que isso, por favor. Imaginem se, no mundo, todo mundo que pode doasse uma cesta básica, mesmo que para isso sacrificasse algo. A idéia tem a inocência de uma criança de cinco anos e é tão inovadora quanto uma TV preto-e-branco, mas e daí? Os estômagos satisfeitos não se importariam com a maior ou menor sofisticação da idéia que lhes saciou...

Será que nossa alma, nosso coração, estão intrinscamente ligados a uma capacidade de se desprenderem em parte das coisas que acontecem ao nosso redor, e só é assim que podemos nos manter sãos? Será que há um meio termo entre a caridade e o egoísmo, e é aí que nos situamos?
E por quê raios estou falando em "nós", se me refiro a mim? Quanta expiação de culpa, Daniel...

Comments:
legal. concordo.
e belo reconhecimnto da projeção ali no final, hein? mas pode falar em nós à vontade, porque me incluo aí também.
beijo.
 
"Projeção"? Psi, psi... Hehehe!!!
 
eu pisco! ;)
 
Gostei mto da sua argumentação a respeito da alienação necessária para a felicidade. Tenho 18 anos e a algum tempo defendo, entre meus amigos, q a possibilidade de ser feliz so existe a pessoas alienadas. Visto q movendo uma sociedade capitalista eh impossível findar a pobreza e a desigualdade. Não podemos conviver com nós mesmos sabendo q fazemos parte disso! Por isso nos alienamos, mesmo q discarada ou inconscientemente. É uma alienação necessária, se o seu objetivo eh ser feliz. Mas uma atitudade repugnante se vc possui uma conciência!
Gostaria de me corresponder. Meu e-mail é GADERNAL@GMAIL.COM!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?